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Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Saiba quais palavras-chave você pode usar para o seu negócio

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Pesquisa por palavras-chave. Muitos proprietários de sites ignoram isso, não é mais necessário. Porque, hey, todos os artigos e recursos que existem dizem que você deveria estar escrevendo para os usuários, e não para os mecanismos de pesquisa. Então, por que incomodar, certo?

Errado.

Claro, escrever conteúdo que responda as perguntas do seu público é fundamental para o seu sucesso online. Mas se você quiser:

 - Ajude os motores de busca a entender melhor o seu site e
 - Aumente as chances de seu site aparecer nos resultados da pesquisa quando os usuários estão procurando sua empresa e produtos / serviços.

Você não pode alcançar essas coisas sem pesquisa de palavras-chave adequada.

Se você quiser que os clientes desejem encontrá-lo nos resultados da pesquisa, você precisa saber exatamente quais os termos e frases que eles estão usando para encontrá-lo online e, em seguida, otimize seu site de acordo.

Quer aprender como fazer sua própria pesquisa por palavras-chave? Leia e, no final deste guia, você saberá exatamente como criar uma lista de palavras-chave relevantes para otimizar seu site para obter sucesso nos resultados da pesquisa.

A pesquisa de palavras-chave é importante?

Sim! E é por isso que:

Toda vez que um usuário executa uma pesquisa on-line, os motores de busca como o Google ou o Bing devem determinar quais resultados exibir de milhões de páginas possíveis. Eles devem decidir quais são os correspondentes mais relevantes para cada consulta. É por isso que é fundamental escolher suas palavras-chave cuidadosamente para que os mecanismos de pesquisa possam combinar e exibir seu site nos resultados da pesquisa para as consultas de usuários mais relevantes.

O objetivo não é apenas classificar na primeira página de uma página de resultados do mecanismo de pesquisa para palavras-chave relevantes, mas também para classificar nas primeiras posições na primeira página, porque esses são os usuários que clicam primeiro. Quanto mais perto você estiver no topo da página de resultados do motor de busca do Google para termos de pesquisa relevantes, mais visibilidade e tráfego você pode obter.

Então, que tipo de palavras-chave devo atingir?

Durante a sua pesquisa, certifique-se de se concentrar nesses dois tipos de palavras-chave:

 - Palavras-chave de "lucro" , que significam aquelas que fazem você ganhar dinheiro. Estes incluem palavras-chave relacionadas aos seus produtos, juntamente com termos como "acessíveis" e chamadas para ação, como "comprar agora".
 - Palavras-chave "informativas" , que significam aquelas que lhe trazem tráfego ou links. Por exemplo, se você fornecer serviços de remoção doméstica, você pode publicar um ótimo artigo ou infografia sobre como lidar com itens difíceis de serem embalados ou conselhos para um movimento amigável para o gato. Publicar este tipo de conteúdo educacional deve ser parte de sua estratégia de longo prazo, pois ajuda a criar sua marca e presença on-line.

Para alcançar o sucesso, você deve concentrar seus esforços em ambos os tipos de palavras-chave, e não apenas em um.

Glossário de pesquisa de palavras-chave

Para entender melhor o processo de pesquisa de palavras-chave, vamos explicar rapidamente alguns termos básicos:

O que é uma palavra-chave? No contexto da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), uma palavra-chave é uma palavra ou frase que descreve o conteúdo encontrado em uma página da Web ou site. A principal razão pela qual você usa palavras-chave é resumir o conteúdo de uma página ou site e ajudar os motores de busca a entender melhor o seu site, então ele pode combiná-lo com uma consulta específica de pesquisa do usuário.

Quais são as palavras-chave de cauda longa? Estas são 3-4 + consultas de palavras que, de acordo com Moz, compõem mais de 70% das buscas online. Por quê? Como eles segmentam usuários que já fizeram a pesquisa inicial e estão muito mais perto de comprar. Por exemplo, um usuário que está procurando por "fotógrafo de casamento" provavelmente está na fase inicial de coleta de informações enquanto alguém procura por "preço do fotógrafo de casamento Londres" ou "quanto custa um fotógrafo de casamento em Londres" (exemplo de consulta de pesquisa por voz) provavelmente está pronto para comprar esses serviços.

O que é um volume de pesquisa para palavras-chave? Isso geralmente é medido em pesquisas mensais médias. Representa o número total de pesquisas por mês para uma determinada palavra-chave ou termo de pesquisa. Idealmente, você deve procurar palavras-chave com os maiores volumes de pesquisa, pois isso aumenta suas chances de obter mais tráfego e vendas. No entanto, enquanto as palavras-chave relacionadas ao produto têm um volume de pesquisa maior e as palavras-chave de cauda longa têm um volume de pesquisa menor, eles compensam como há muitas buscas de palavras-chave de cauda longa.

Como pesquisar palavras-chave

Siga estas etapas para fazer sua pesquisa de palavras-chave:

Passo 1: Venha com uma lista de termos de pesquisa relevantes

Comece por juntar uma lista inicial de termos e frases que você acredita que seu público alvo procurará encontrar seu negócio nos resultados da pesquisa.

Então, coloque o chapéu do seu cliente e tente determinar quais os termos que eles buscarão quando estiver procurando por sua empresa.

Inclua tantas palavras-chave de cauda curta e longa como você pode pensar. O objetivo aqui não é criar sua lista final de palavras-chave, mas reunir quantos termos e frases relevantes você pode achar que seu público pode usar para pesquisar conteúdo relacionado ao seu negócio. Vamos reduzir a lista mais tarde no processo.

 

Etapa 2: use ferramentas para obter idéias de palavras-chave adicionais

Em seguida, você deve verificar e ver quais palavras-chave você já classificou. Uma ferramenta fantástica para isso é o Google Search Console (GSC).

Se você ainda não estiver usando, certifique-se de configurar sua conta agora.

Quando se trata de pesquisa por palavras-chave, o GSC é inestimável, pois mostra as palavras-chave para o qual seu site está atualmente classificado. Para descobrir o que são, acesse Search Analytics-> Queries em sua conta do GSC.

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

É onde você encontrará a posição média para cada uma das palavras-chave que você classifica, juntamente com o número de impressões e cliques que elas trazem. Tenha em mente que esses dados são limitados apenas a 1000 palavras-chave.

1. Ferramentas gratuitas de pesquisa de tópicos
Google sugere auto

Se você está lutando para pensar em palavras-chave adicionais, as pessoas podem estar procurando, por que não olhar para algumas sugestões do Google?

Então, vá para o Google e você verá as sugestões de palavras-chave à medida que digitar sua palavra ou frase:

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Você também pode rolar para baixo até a parte inferior da página para ver as sugestões do Google para pesquisas relacionadas à sua entrada original.

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Estes são excelentes para provocar ideias para outras palavras-chave que você pode ter perdido.

tendências do Google

Google Trends é outra ótima ferramenta que mostra palavras-chave de alto volume em seu nicho. Além disso, você consegue verificar a popularidade de uma palavra-chave ao longo do tempo para que você possa determinar rapidamente se o interesse em suas principais palavras-chave está crescendo (ou caindo) e se vale a pena colocar o esforço em otimizar uma palavra-chave específica.

Para usá-lo, primeiro vá para o Google Trends e digite a palavra-chave que deseja classificar no campo de pesquisa "Explorar" na parte superior da página. A ferramenta irá mostrar-lhe "interesse ao longo do tempo":

Por exemplo, aqui está o "interesse ao longo do tempo" para o termo de pesquisa "personal trainer".

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Como você pode ver, o volume de busca é estável, com um ligeiro aumento no mês de janeiro.

Agora, aqui é a rapidez com que o interesse cresceu para o termo de pesquisa "Instagram influencer":

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Quando você rola para baixo na página, você também encontrará "Consultas relacionadas" que você pode ter perdido em sua pesquisa.

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Quora

Existem muitos sites Q & A, mas Quora é, de longe, o mais popular. O fato de você poder navegar em milhares de tópicos e questões relevantes e respostas de líderes de pensamento em qualquer setor faz da Quora uma ótima ferramenta para pesquisa de palavras-chave.

Para usá-lo, você precisa se inscrever para uma conta gratuita . Depois de iniciar sessão, insira uma palavra ou duas na caixa de pesquisa na parte superior da página e aperte a tecla Enter. Quora irá mostrar-lhe as questões mais populares sobre esse assunto.

Aqui estão algumas das perguntas que aparecem para o termo de pesquisa "presente de casamento":

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Como você pode ver, há muitas questões interessantes aqui, algumas das quais você nem mesmo pensou. E isso é o que torna o Quora ótimo - porque não só oferece palavras-chave de longa cauda que você pode usar em sua cópia, mas também ajuda você a fazer idéias para novas idéias de palavras-chave.

Então, em seguida, você deve copiar e colar uma das palavras-chave Quora long tail no Planejador de palavras-chave do Google (usaremos " idéias de presente de casamento para casal mais velho " para exemplificar) para verificar o quão popular é na pesquisa e também para obter mais alguns idéias.

Aqui estão os termos de pesquisa relacionados para o nosso exemplo:

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Então, agora você tem muitas idéias relacionadas de palavras-chave e tópicos que você pode usar em sua cópia do site, postagens de blog e qualquer outro conteúdo.

 

Responda ao público

Responder ao público é outra boa ferramenta para ajudá-lo a descobrir palavras-chave com foco em questões. Para usá-lo, digite uma palavra-chave na caixa de pesquisa e clique em "Obter perguntas".

A ferramenta retornará muitas perguntas que as pessoas fazem em relação a esse tópico:

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

 

2. Ferramentas de pesquisa de palavras-chave gratuitas

O Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta gratuita e amplamente utilizada para pesquisa de palavras-chave.

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Para usá-lo você precisará se inscrever para uma conta do Google. Além disso, recomendamos executar uma campanha ativa do Google AdWords ao fazer sua pesquisa para evitar resultados de volume de pesquisa variados que sejam muito amplos.

Confira este recurso útil do Google que explica como usar o Planejador de palavras-chave para procurar novas palavras-chave e obter dados e tendências de volume de pesquisa.

Ubersuggest

Outra ótima ferramenta para obter idéias de palavras-chave é o  Ubersuggest que arranca o Google para palavras-chave de sugestão.

É muito fácil de usar. Basta digitar uma palavra-chave, selecionar o idioma e a fonte:

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

KWFinder

A coisa legal sobre o KWFinder é que, com base no seu termo de pesquisa, a ferramenta retorna sugestões de palavras-chave, perguntas e preenchimento automático também.

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

A desvantagem é que, quando você se inscreve para uma conta gratuita, é limitado a três pesquisas por 24 horas e 50 palavras-chave relacionadas para pesquisa. Se quiser mais, você precisará atualizar para uma conta paga.

Soovle

O que torna o Soovle.com diferente de outras ferramentas é que ele oferece resultados de sugestões de palavras-chave da Amazon, Wikipedia, Ask.com, Google Suggest e YouTube. Para usá-lo, basta digitar seu termo de pesquisa e acertar "soovle":

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

O Soovle exibirá automaticamente os resultados sugeridos desses sites. A razão pela qual estamos mencionando essa ferramenta é porque as chances são de que seus concorrentes não estão usando isso, então você tem a vantagem de descobrir ideias de palavras-chave potencialmente lucrativas que ninguém mais está usando.

KeywordTool

KeywordTool.io é semelhante ao Ubersuggest, mas o que torna ainda melhor é que sugere termos para adicionar antes e depois da sua palavra-chave. Então você obtém mais idéias de palavras-chave para a mesma pesquisa. Além disso, você pode escolher obter sugestões de diferentes fontes, incluindo Google, YouTube, eBay e até mesmo a App Store. Aqui está um exemplo:

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

3. Ferramentas de pesquisa de palavras-chave pagas que oferecem testes ou relatórios gratuitos

As seguintes ferramentas são muito mais avançadas, mas oferecem testes ou relatórios gratuitos. Agora, se você quiser obter informações reais sobre o seu site e descobrir exatamente quais palavras-chave classificam seus concorrentes, recomendamos comprar uma planilha paga.

SEMrush

Esta é uma fantástica ferramenta de pesquisa que mostra palavras-chave relacionadas, bem como sites que estão competindo por essas palavras-chave.

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Você pode reivindicar seu teste gratuito de 14 dias aqui , ou você pode executar uma pesquisa no Google para "teste gratuito SEMrush" e você encontrará muitos links de referência.

Ahrefs

A Ahrefs é uma ferramenta de pesquisa baseada em concorrentes que também fornece uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como parte do pacote.

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Fonte

Como primeiro usuário, você pode começar com o teste gratuito de 14 dias, após o qual você precisará alternar para um plano pago .

Explorador de palavras-chave do Moz

Além das sugestões de palavras-chave e da análise de SERP, a ferramenta Moz é uma das melhores para avaliar a dificuldade de uma palavra-chave. Em outras palavras, pode ajudá-lo a determinar o quão difícil é classificar para termos de pesquisa específicos.

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Moz é mais generoso, oferecendo um teste gratuito de 30 dias para familiarizá-lo com a ferramenta antes de comprar um plano.

123 Reg Search Engine Optimiser

Se você é um iniciante e não tem muito conhecimento técnico, nossa ferramenta 123 Reg Search Engine Optimiser pode ser a escolha certa para você.

Aqui está a aparência da seção de pesquisa de palavras-chave:

Um guia de iniciantes para pesquisa de palavras-chave

Esta seção mostra informações valiosas, incluindo o volume de pesquisa para cada uma das suas palavras-chave. No lado esquerdo, nos  resultados da Pesquisa,  você também encontrará algumas idéias e sugestões de palavras-chave com base em suas palavras-chave originais, juntamente com o volume de pesquisa para cada uma.

Clique no ícone " + " para adicionar as palavras-chave à sua lista. Se você já adicionou seu site à ferramenta 123-reg Search Engine Optimiser, é fácil atribuir essas palavras-chave recém-descobertas a páginas específicas. Além disso, a ferramenta irá fazer recomendações úteis para otimizar suas páginas para as palavras-chave selecionadas.

 

Os próximos passos

Agora que você tem sua lista de palavras-chave, é hora de usá-lo para otimizar seu site e seu conteúdo. Você pode seguir as sugestões fornecidas pela ferramenta 123-reg SEO ou você pode ler os seguintes guias e aprender a otimizar seu próprio site:

 - Este artigo explica como otimizar uma página de destino para garantir que as perspectivas o encontrem nos resultados da pesquisa. Você também encontrará alguns conselhos úteis para melhorar suas páginas para garantir que uma vez que os visitantes aterram em uma página, eles tomam a ação que você deseja que eles tomem.
 - As tags de título e as meta-descrições precisam ser corretamente otimizadas para garantir que os mecanismos de pesquisa e os usuários compreendam o que o seu site é sobre. Saiba como usar suas palavras-chave para escrever meta tags convincentes e amigáveis ​​para SEO que atraem mais usuários para o seu site.
 - Um blog é uma oportunidade fantástica para colocar essas palavras-chave poderosas e aumentar a visibilidade do seu site online.

Último passo

Este passo final é contínuo. A pesquisa por palavras-chave nunca acaba. Ao longo do tempo, os termos que seus clientes em potencial usam para procurar a mudança de sua empresa, então você precisará reavaliar sua lista de palavras-chave a cada poucos meses e se adaptar às novas tendências. À medida que sua empresa cresce e você ganha mais autoridade nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, você pode adicionar ainda mais palavras-chave à sua lista para que você apareça para mais pesquisas relacionadas.

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